PSP mata a tiro suspeito em fuga na Cova da Moura

Autoridade refere que a vítima resistiu a uma ordem policial e que tentou atacar os agentes com uma arma branca. Odair Moniz tinha 43 anos.

21 de outubro de 2024 às 09:54
Partilhar

Odair Moniz, de 43 anos, morreu baleado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na Cova da Moura, Amadora, na madrugada desta segunda-feira. Foi aberto um inquérito criminal e disciplinar ao caso. 

O suspeito, que estava a ser perseguido pelas autoridades, entrou em despiste e abalroou vários veículos, tendo ficado imobilizado. Segundo a PSP, os agentes viram-se forçados a disparar porque o suspeito desobedeceu a uma ordem policial e tentou ameaçá-los com uma arma branca.

Pub

O homem vivia no bairro do Zambujal e estaria a dirigir-se para casa, após uma festa. Foi nessa altura que a PSP o detetou. 

Pub

"Quando os polícias procediam à abordagem do suspeito, o mesmo terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca, tendo um dos polícias, esgotados outros meios e esforços, recorrido à arma de fogo e atingido o suspeito, em circunstâncias a apurar em sede de inquérito criminal e disciplinar", lê-se num comunicado enviado pela PSP às redações. 

O alerta foi dado por volta das 5h40. O homem foi levado para o Hospital Francisco Xavier, em Lisboa, mas acabou por não resistir aos ferimentos. O óbito foi declarado às 6h20. 

Pub

"Foi dado conhecimento ao Ministério Público e à Polícia Judiciária que se deslocou ao local da ocorrência. Foram realizados procedimentos de preservação e de gestão do local do crime e seguir-se-ão outras diligências investigatórias junto dos polícias da PSP e de testemunhas, para apurar as circunstâncias que originaram esta ocorrência", pode ler-se.

Familiares e amigos de Odair Moniz estão reunidos no bairro onde morava e questionam a intervenção policial. O homem de 43 anos tinha dois filhos, apurou o CM.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar