page view

Juiz Alexandre de Moraes nega transferência de Bolsonaro para hospital após sofrer acidente na cela

Mulher do ex-presidente do Brasil tinha avançado que Bolsonaro seria transferido, mas juíz do Supremo Brasileiro exige relatório médico.

Atualizado a 06 de janeiro de 2026 às 20:34

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, de 70 anos, viu o seu pedido de transferência para uma unidade hospitalar rejeitado pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Bolsonaro terá feito o pedido após sofrer um acidente na sua cela, onde desde 22 de novembro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão. A informação de que seria transferido foi avançada pela mulher, Michelle Bolsonaro, pouco antes das 11h30 locais (14h30 em Lisboa); no entanto, a imprensa brasileira noticiou que o juiz do STF rejeitou a sua transferência imediata, exigindo ver um relatório médico como condição para a autorizar.

O ex-chefe de Estado foi socorrido por médicos na Superintendência da Polícia Federal de Brasília. Segundo Michelle, Bolsonaro caiu da cama enquanto dormia na madrugada desta terça-feira e bateu a cabeça com força. Como a cela fica encerrada e o ex-presidente brasileiro não tem qualquer atendimento durante a noite, só às 9h00 desta terça-feira, 12h00 na capital portuguesa, é que Michelle descobriu o acidente ao ir visitá-lo.

Os médicos do antigo presidente foram imediatamente chamados e desde aí estiveram na cela com ele e Michelle. Jornalistas que se aglomeraram no lado de fora viram uma correria dos médicos, para irem buscar objetos aos carros.

O juiz exigiu que uma avaliação médica independente da dos médicos particulares de Bolsonaro seja realizada. Moraes quer saber através de outros médicos se os exames a que o ex-presidente deverá ser submetido poderão ser realizados na cela, para evitar uma nova saída de Bolsonaro.

Bolsonaro submeteu-se nos últimos dias de 2025 a quatro procedimentos cirúrgicos em seis dias e pediu para continuar no hospital por mais algum tempo, até se recuperar completamente, mas o pedido foi rejeitado pelo rigoroso juiz Alexandre de Moraes, que o condenou. O magistrado alegou que tudo não passa de manobras do ex-presidente para ficar fora da prisão e até para fugir do país ou se refugiar numa embaixada estrangeira em Brasília e ordenou que Bolsonaro regressasse à prisão logo após os procedimentos.

Publicada originalmente a 06 de janeiro de 2026 às 14:48

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8