Tenta matar lavrador rival que pôs as vacas a pastar no seu terreno. Detido pela PJ dos Açores
Falhou o disparo. Mas antes planeou tudo: foi comprar uma caçadeira ilegal e escolheu atacar no ponto de água que a vítima escolhia para os seus animais.
Uma manada de vacas foi colocada pelo seu dono, de 40 anos, no pasto de um outro lavrador, de 49, com o qual tinha já conflitos, na ilha Graciosa, nos Açores. O mais velho levou o caso a peito, comprou uma caçadeira ilegal, conseguiu alguns cartuchos e foi procurar o rival. Sabia qual o ponto de água onde o homem levava as suas vacas e foi nesse local que efetuou um disparo na direção do mais novo. Falhou o alvo e o rival sobreviveu. A Polícia Judiciária dos Açores deteve o atirador.
Segundo adiantou ao CM fonte da PJ dos Açores, a tentativa de homicídio ocorreu na sexta-feira da semana passada. Os dois homens já tinham conflitos anteriores, mas o facto de as vacas terem ido pastar para o terreno do 'inimigo' foi a gota de água. Apesar de a lavoura ser a segunda principal atividade económica dos Açores, apenas atrás do turismo, os crimes motivados por essa atividade são raros no arquipélago.
O lavrador mais velho, no entanto, não reagiu de ânimo leve. Primeiro trocaram ameaças, depois planeou a vingança ao adquirir a arma e escolher o local dentro das rotinas do rival. Mas ao falhar o disparo, selou o seu destino.
A vítima, quer foi apenas atingida superficialmente na face e mão esquerda pelos fragmentos do cartucho, teve alta do Centro de Saúde e denunciou tudo à PSP. Esta acionou a PJ. E como já havia motivos para acreditar que o caso não ficaria por ali - com o atirador a voltar à carga, ou a vítima a buscar retaliação - os inspetores voaram desde Ponta Delgada e, ao segundo dia no terreno, detiveram o suspeito na terça-feira.
O atirador não tem antecedentes policiais e estava esta quinta-feira a ser presente a juiz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt