Traficante brasileiro tem armas de guerra em Portugal

Operação decorreu no Brasil e no nosso País contra rede que usava mergulhadores para colocar cocaína em navios.

11 de março de 2025 às 16:11
Partilhar

Uma operação da Polícia Judiciária, em Portugal, e da Polícia Federal, no Brasil, desmantelou uma rede de tráfico internacional de drogas que escondia cocaína - e suspeita-se também armas de fogo de calibres de guerra - no casco e áreas técnicas de navios, com recurso a mergulhadores, foi esta terça-feira anunciado em Santos, São Paulo (Brasil). O CM sabe que esta rede pertencia ao Primeiro Comando da Capital, uma das maiores máfias da América Latina e que é muito ativa no tráfico de drogas para a Europa.

A operação 'Emergentes', como foi batizada no Brasil, levou, de acordo com um balanço ainda provisório, à detenção de um casal, em Santos, de um homem, em Portugal, que é apontado pelas fontes brasileiras como sendo o chefe da quadrilha e que teria o papel de coordenar as descargas de drogas nos portos portugueses. A este suspeito, que foi identificado no Brasil como Gabriel Martinez Souza, o 'Fant', foram apreendidas, em Portugal, várias armas de fogo de calibres de guerra - entre espingardas de assalto e pistolas.

Pub

Nos 26 mandados de busca e apreensão realizados no Brasil, terão sido apreendidos importantes elementos de prova. Serão sete os mandados de detenção para serem cumpridos nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Terão ainda sido arrestados bens e contas bancárias no âmbito da luta contra o branqueamento do dinheiro proveniente do tráfico de droga.

O porto de Santos, onde a droga seria colocada em navios com recurso a mergulhadores, é o maior do Brasil.

Esta investigação terá tido origem numa outra, denominada 'Solis', realizada no Brasil em dezembro de 2021.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar