Três incêndios em Vila Real, Porto e Santarém os mais preocupantes às 20h00

Fogos em resolução são agora 20, em 11 distritos, nos quais estão envolvidos ainda muitos meios, num total de 1.310 operacionais.

22 de agosto de 2022 às 23:03
bombeiros, costas, xxx, bombeiro Foto: Getty Images
Partilhar

Três incêndios no continente, nos distritos de Vila Real, Porto e Santarém, eram os mais preocupantes às 20h00 desta segunda-feira, segundo um balanço feito pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num dia em que se registaram 78 ignições, ao início da noite eram mais preocupantes os incêndios em Mesão Frio, Vila Real, em Paredes, Porto, e em Rio Maior (Arroquelas), distrito de Santarém.

Pub

Num balanço na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras (distrito de Lisboa), o comandante nacional, André Fernandes, explicou que foram dominados outros incêndios, citando os casos de Monção, Viana do Castelo, Samardã, Vila Real, e Ourém, Santarém.

Fogos em resolução são agora 20, em 11 distritos, nos quais estão envolvidos ainda muitos meios, num total de 1.310 operacionais, com 417 meios terrestres, disse o responsável.

Pub

Segundo André Fernandes no distrito de Vila Real, e aproveitando as melhores condições durante a noite, a prioridade é estabilizar situações para evitar reativações, e lutar contra a frente de Mesão Frio, que "lavra numa zona de difícil acesso", com uma frente ativa em direção a uma zona de eólicas.

O objetivo durante a noite, disse, é parar a progressão do incêndio para garantir a estabilização dos flancos. "Conta-se que também nesta noite e madrugada, com a melhoria das condições meteorológicas" se consiga dar o incêndio como dominado, afirmou.

Em Arroquelas, o combate está a "evoluir favoravelmente" e 70% do perímetro do incêndio está dominado, explicou André Fernandes, acrescentando: "Contamos também que este incêndio, durante a noite, seja dado como dominado".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar