Troca de árvores gera revolta em Torres Vedras

Câmara quer mudar 40 freixos da rua António Leal de Ascensão para as margens do rio Sizandro.

03 de abril de 2019 às 08:34
Árvores já foram podadas, de forma a garantir que são transportadas corretamente e que não sofrem qualquer dano Foto: Direitos Reservados
Câmara de Torres Vedras Foto: David Cabral Santos
Torres Vedras, escolas, câmara, unanimidade, empréstimos, centros escolares Foto: David Cabral Santos

1/3

Partilhar

Mais de cem moradores de Torres Vedras subscreveram uma petição, na internet, dirigida à autarquia. Em causa está a decisão da câmara de transplantar 40 árvores da rua António Leal de Ascensão para as margens do rio Sizandro.

Os subscritores alegam, no documento, que a transplantação dos freixos "é tecnicamente inviável" nesta altura do ano, já que pode colocar em causa a sobrevivência das árvores.

Pub

Os moradores acrescentam que os freixos colocados nesta zona da cidade contribuíam para a qualidade de vida dos moradores e comerciantes, diminuindo a poluição através da absorção do dióxido de carbono.

Argumentam ainda que a sombra é necessária e que há risco de os edifícios passarem a estar sobreaquecidos e aumentarem o gasto energético em equipamentos de refrigeração.

Pub

Em comunicado, a Câmara de Torres Vedras esclarece que as árvores não serão abatidas, mas sim transplantadas e que até já foram podadas para garantir que o transporte é feito corretamente.

A autarquia justifica a decisão "com os danos" provocados pelas raízes dos freixos "em infraestruturas subterrâneas e no próprio pavimento", mas garante que os freixos serão substituídos por árvores-de-júpiter, por esta ser "uma espécie ornamental de menor porte e adequada a alinhamentos urbanos", além de ter um porte menor, até aos seis metros de altura, contra os 15 das atuais árvores.

Com a medida, os subscritores afirmam que o município "está a contradizer-se quando defende metas de sustentabilidade".

Pub

A cidade de Torres Vedras está entre os melhores 100 destinos verdes do Mundo e soma várias bandeiras verdes, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar