Unidade de Estrangeiros da PSP já expulsou 237 migrantes em 2 meses

Força de segurança herdou dezenas de milhares de processos de expulsão do extinto SEF.

18 de novembro de 2025 às 15:37
Hans Leitjens, diretor executivo da Frontex, assinou memorando de entendimento com 2 ministros portugueses Foto: Direitos reservados
Partilhar

A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP já expulsou 237 imigrantes ilegais nos últimos dois meses. Recorde-se que esta nova unidade da PSP, criada no âmbito da nova lei de estrangeiros, entrou em funções em meados de agosto, e herdou dezenas de milhares de processos do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Este é a primeira cifra conhecida da atividade da PSP na tramitação de processos de expulsão de imigrantes ilegais. O Diretor Executivo da Frontex, Hans Leitjens, responsável pela agência da União Europeia responsável por apoiar os estados membros na gestão das fronteiras externas, esteve em Portugal no final da semana passada. O objetivo da deslocação foi a assinatura de um memorando com o Sistema de Segurança Interna (SSI), e ainda os ministros os ministros da Presidência e da Administração Interna portugueses, respetivamente Leitão Amaro e Maria Lúcia Amaral.

Pub

O memorando, admitiu o SSI, visa "aperfeiçoar os processos de retorno de estrangeiros sem autorização de residência, reforçar a cooperação internacional, fortalecer capacidades nacionais e tornar os procedimentos mais ágeis e eficientes". Por outras palavras, a Frontex quer reforçar o apoio às autoridades portuguesas, para ajudar à agilização dos processos de expulsão que a PSP herdou do SEF.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar