Viola e engravida menor que fazia o caminho da escola para casa em Sintra
Homem foi identificado através do ADN do bebé e detido pela Polícia Judiciária.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 21 anos, estrangeiro, que em fevereiro do ano passado violou e engravidou uma adolescente de 14 anos portadora de uma incapacidade física, sequestrando-a da rua quando ela fazia o caminho da escola para casa, em Sintra.
De acordo com a PJ, o crime ocorreu na casa do suspeito e foi denunciado à PSP, que comunicou o caso à Judiciária.
"A vítima é portadora de incapacidade física, por doença congénita, apresentando limitações motoras nos membros superiores e inferiores", descreve a PJ. E, quando fazia o trajeto da escola para casa, a menor foi "abordada na via pública, pelo suspeito, desconhecido, que, por meio da força física a obrigou a dirigir-se para o seu domicílio, onde consumaria a violação, mantendo a menor sempre sob constrangimento".
A menor fugiu assim que o suspeito a libertou e, por medo, não revelou o crime. Mas manifestou "alterações comportamentais, tendo alterado todas as suas rotinas nos percursos que antes realizava de forma autónoma".
"Seria em contexto de atendimento hospitalar – que a menor recebe continuamente atento o seu quadro clínico -, que seria detetada, em agosto de 2025, uma gravidez em avançado estado de evolução, e só aí a menor revelou o sucedido à sua progenitora, que logo denunciou o sucedido", concretiza a PJ.
Após o nascimento da criança foi possível recolher os perfis de ADN que, sujeitos a perícia, pelo Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, confirmariam "de forma inequívoca a paternidade e consequente identidade do autor dos factos".
O suspeito já abandonara a casa onde vivia e onde ocorreu o crime, mas a PJ conseguiu a sua localização e detenção. Vai ser presente a juiz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt