page view

Doze detidos por tráfico de armas de guerra

Entre os detidos está um militar.

06 de abril de 2016 às 10:36

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou esta quarta-feira a detenção de 12 suspeitos dos crimes de associação criminosa e tráfico de armas na região Norte e a apreensão de elevada quantidade de armas, munições e material de guerra. Entre os detidos está um militar.

armas apreendidas

Os inspetores da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, em conjunto com a Diretoria do Norte da PJ, detiveram 12 homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 71 anos, sobre os quais recaem "fortes indícios" da prática dos crimes de associação criminosa e tráfico e mediação de armas.

A operação policial decorreu em várias localidades do Norte do país e culminou com a realização de 20 buscas domiciliárias.

Esta rede, que atuava por toda a região Norte, é fortemente suspeita da prática dos crimes de associação criminosa e tráfico e mediação de armas.

"Trata-se de uma montra do mercado negro de armas existente e o objetivo desta investigação é reduzir, senão mesmo eliminar, o tráfico de armas e o mercado negro de armas que tem consequências enormes a jusante, nomeadamente permitir a prática de crimes comuns ou mesmo a expansão do crime organizado, que é uma preocupação central da PJ", afirmou aos jornalistas o inspetor chefe da PJ de Vila Real, António Torgano.

A PJ anunciou a apreensão de 5.058 munições de diversos calibres, 22 armas curtas, nove armas longas, seis armas elétricas, nove aerossóis, 12 armas brancas, oito granadas, três sabres baioneta, cerca de mil artigos considerados material de guerra e fardamento militar e, ainda, centenas de peças de armas de fogo (carregadores, carcaças, coronhas, platinas, corrediças, canos).

Investigação durava há vários meses

António Torgano salientou que a quantidade de material apreendido encheu dois camiões, que já foram entregues à Polícia Judiciária Militar.

O responsável referiu que a investigação já decorria "há vários meses" e a origem, apesar de "não poder dar pormenores", esteve na apreensão de armas no âmbito de outros crimes.

"Nesta área, ocorrem muitos homicídios e muitos deles são praticados com estas armas e é por força desse conhecimento e da recolha desse tipo de informação que este tipo de investigações surge", frisou.

Ou seja, "a origem deste tipo de investigações do tráfico de armas tem a ver com a criminalidade comum, onde se apreendem armas de diversos tipos e, depois, após o apuramento da sua origem, é iniciada a investigação por tráfico de armas.

António Torgano salientou que o "interior transmontano era também destino para estas armas".

Nesta operação, a PJ contou com a colaboração da Polícia Judiciária Militar, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana.

Os 12 detidos vão ser presentes hoje à tarde ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8