Crimes que chocaram o país nos últimos anos.
1 / 5
Caso "Meia-Culpa"
Foi na manhã de 16 de abril de 1997 que Portugal acordou com a notícia de 13 pessoas mortas numa casa de alterne em Amarante.
A discoteca Meia Culpa foi atacada nessa madrugada por três homens armados que regaram as mesas e sofás daquele espaço com gasolina, trancando de seguida os clientes e as empregadas lá dentro. Lançaram depois fogo no edíficio.
Esta tragédia deveu-se à rivalidade entre duas casas da noite na região.
Recorde outros casos de multiplos homicídios em Portugal
VÍDEO: Cmtv
José Queirós, dono da Diamante Negro, no centro de Amarante, foi o mandante dos crimes do Meia Culpa e foi condenado à pena máxima de prisão.
Caso "TóJó" António Jorge Lopes Machado, também conhecido por Tojó, foi condenado à pena máxima pela morte dos pais quando tinha apenas 21 anos.
Tójó foi condenado em 2001 a 25 anos de prisão por ter matado a sangue frio os pais, Jorge e Fernanda Machado, na sua casa em Vale de Ílhavo, Aveiro.
Cumpriu pena no Estabelecimento Prisional de Coimbra, após ter confessado a autoria dos crimes.
Sobre o crime, a Polícia Judiciária afirmou, à altura dos factos, que sempre houve dúvidas ao que realmente aconteceu.
Os inspetores encarregues do caso garantem que se tratou, a partida, de um ritual satânico e que TóJó teve ajuda de alguém próximo, mas por falta de provas e por ter assumido sozinho a prática dos homicídios nunca identificaram qualquer cúmplice. A namorada chegou a ser considerada suspeita.
Caso "mata-sete" Faz neste mês de março, 30 anos desde que Vítor Jorge, um funcionário bancário, assassinou cinco pessoas à queima-roupa na praia do Osso da Baleia, no Pombal.
Momentos depois, já num pinhal perto da Marinha Grande, voltou a matar, desta vez, uma mãe e uma filha.
Vítor Jorge ficou conhecido em todo o país como o "mata-sete", por ter sido o autor de um dos mais impressionantes crimes cometidos no nosso país.
Caso da Quinta do Conde
Um agente da Polícia de Segurança Pública, o filho e um militar da Guarda Nacional Republicana morreram após serem baleados por um homem de 77 anos, numa tarde de agosto de 2015, na Quinta do Conde, Sesimbra. Em causa estava uma desavença antiga entre vizinhos. Tudo começou devido a uma discussão sobre o cão do agente da PSP.
O homicida disparou da janela de casa cinco tiros de caçadeira que atingiram pai e filho que estavam na altura na rua.
O elemento do corpo de segurança pessoal da PSP foi a primeira vítima deste homem e morreu no local. O filho, de 23 anos, também estava na rua, acabando por morrer no Hospital de São Bernardo, em Setúbal.
Uma patrulha da GNR da Quinta do Conde dirigiu-se logo para o local, alertada por sucessivas chamadas de moradores. Um dos militares com 25 anos, mal chegou ao local, foi a vítima mortal seguinte.
Rogério Coelho, autor confesso dos crimes, morreu em 2015.
Caso do triplo homicídio em Tires As autoridades encontraram nas imediações de um hospital veterinário em Tires, Cascais, os corpos de três brasileiras, uma delas grávida, que estavam desaparecidas há vários meses. O caso remonta ao início do ano de 2016.
As autoridades encontraram nas imediações de um hospital veterinário em Tires, Cascais, os corpos de três brasileiras, uma delas grávida, que estavam desaparecidas há vários meses. O caso remonta ao início do ano de 2016.
O suspeito do triplo homicídio foi detido só em setembro no Brasil, em Belo Horizonte. Dinai Alves Gomes mantinha uma relação amorosa com uma das vítimas e chegou a trabalhar no hotel de animais onde os corpos de Michele Santana Ferreira, Lidiana Neves Santana e Thayane Milla Mendes Dias foram encontrados.
Caso de Beja
Um homem com cerca de 60 anos confessou ter matado na própria casa, em Beja, a mulher, de 53 anos, a filha, de 28 anos, e a neta, de 4 anos, devido a dificuldades financeiras. O crime remonta a fevereiro de 2012.
Francisco Esperança disse às autoridades que cometeu o triplo homicídio, enquanto as vítimas dormiam e com recurso a uma catana, "por ser um instrumento silencioso". Suicidou-se dias depois no Estabelecimento Prisional de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.