page view

Seca e fogos deixam mil ovelhas a passar fome

Sem pastagens, os animais estão a ser mantidos com pequenas quantidades de palha e favas.

10 de dezembro de 2017 às 09:13
A carregar o vídeo ...

Seca e fogos deixam mil ovelhas a passar fome

A seca e os incêndios que fustigaram a zona deixaram mais de mil ovinos a passar fome numa exploração agrícola perto de Grândola. Cerca de meia centena de borregos acabou por morrer porque as progenitoras não têm leite para os amamentar.

"A seca, que não permite o crescimento de pastagens, e um incêndio que devastou em agosto quatrocentos hectares de pastagens levou a que os animais já tenham comido toda a reserva de palha e rações que tinha disponível", explicou ao CM Adelina Gonçalves, proprietária de mais de um milhar ovinos e 400 borregos, queixando-se de falta de apoios.

"Não compreendo porque é que o Ministério da Agricultura não apoia quem realmente precisa e não vem ao terreno ver o que se passa. Fala-se de verbas que vieram da União Europeia, mas eu não recebi nada, já pedi um adiantamento do subsídio e nem isso consegui", reclama.

Uma parte dos animais está subnutrido por falta de alimentos já que apenas come uma pequena quantidade de favas secas e palha, que lhes é dada diariamente ao final do dia.

Os campos apresentam-se secos e, se não chover nas próximas semanas, "a situação coloca em causa a vida dos animais e o futuro das explorações".

"Já não conseguimos mais dinheiro para investir, já esgotámos todas as possibilidades", garante ainda a proprietária.

Adelina Gonçalves diz que não quer abandonar a agricultura, por isso apela desesperadamente a todas as entidades que possam apoiar com "rações e palha, que o façam rapidamente", porque o que tem "só dá para mais alguns dias".

"Não quero que os animais morram, estou desesperada, por favor ajudem-me a ultrapassar esta situação", desabafou a agricultora.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8