page view

Presépio de Priscos impressiona Marcelo

Presidente da República inaugurou presépio que considerou "um projeto excecional".

17 de dezembro de 2017 às 08:51

"É um projeto único e excecional. Não conheço outro como este no País. Saio daqui verdadeiramente impressionado. É ainda mais bonito do que me tinham contado". Foi assim, impressionado, que Marcelo Rebelo de Sousa se declarou após a visita inaugural ao presépio vivo de Priscos, em Braga. O Presidente da República visitou este sábado, pela primeira vez, aquele que é o maior presépio vivo da Europa. Na 12ª edição consecutiva, o presépio, que começou com 50 figurantes, conta agora com 800, distribuídos por 90 quadros que proporcionam uma verdadeira viagem pela vida no tempo de Jesus.

"Toda a reconstituição é espantosa, não só do ambiente judaico e do ambiente romano, mas também na vida do dia a dia das pessoas daquele tempo é espetacular e com gente de todas as idades", sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita.

Feliz com a visita do Presidente da República, o pároco de Priscos não deixou, no entanto, de ser polémico. Criticou o consumismo do Natal, lamentando que pouco se fala do nascimento de Jesus. "É impensável falar-se de Natal sem se falar do nascimento de Jesus, mas hoje em dia é quase uma ilegalidade falar-se de Deus na época do Natal", criticou. Fundador do presépio vivo de Priscos, o padre João Torres tem, há três anos, envolvido reclusos da cadeia de Braga no projeto. Ao todo, 21 presos trabalharam na construção do presépio. "A melhor forma de se fazer a reinserção social é mostrar a estes homens que há quem acredite neles", resumiu o pároco.

O presépio abre todos os fins de semana e feriados, até 22 de janeiro. Tem entrada livre.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8