page view

Oito mil motards na rua contra as inspeções

Várias cidades receberam desfiles contra novas regras que Governo quer implementar.

19 de fevereiro de 2018 às 08:56

Milhares de motociclistas mobilizaram-se este domingo em várias cidade do País contra as medidas do governo para diminuir as mortes na estrada em veículos de ‘duas rodas’. Estimativas apontam para a presença de 8000 motards nas cidades de Lisboa (3000), Porto (3000), Faro (2000), Coimbra e regiões autónomas.

Os acidentes mataram 125 motociclistas em 2017, um aumento de 60% em relação aos 78 do ano anterior, e é este o argumento do governo para implementar a Inspeção Periódica Obrigatória para motos (a implementar no primeiro semestre deste ano) e a obrigatoriedade de carta própria (até agora dispensada) para veículos abaixo dos 125 cc. Os motociclistas falam em manipulação dos dados e acusam o Governo de querer ganhar dinheiro à custa das motos.

"Nós já pagamos impostos altíssimos e as inspeções periódicas só servem para nos extorquir ainda mais dinheiro", disse Rosa Silva, uma das mais de três mil pessoas que participaram no protesto em Lisboa, entre o Rossio e a Assembleia da República, no final do qual foi entregue um manifesto aos representantes dos partidos.

No Porto, a caravana com três mil motociclistas fez 12 quilómetros em marcha lenta. Em Faro, os dois mil participantes percorreram as ruas da cidade – já habituada a concentrações motards até ao Aeroporto, antes de terminar junto à doca da cidade.

Morre em despiste contra árvore

O acidente ocorreu, às 18h22, junto ao Banco Alimentar, na avenida de Ceuta, em Lisboa. O motociclista despistou-se contra uma árvore e morreu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8