page view

Obrigado a pagar 10 mil euros por tentar matar vizinho

Homem foi condenado no Tribunal de Matosinhos a quatro anos e quatro meses de prisão efetiva.

09 de julho de 2019 às 09:23

Alcoolizado, com uma taxa de 1,35 g/l, Higino Maia, de 69 anos, muniu-se de uma arma de fogo e chamou o vizinho - com quem tinha discutido momentos antes - de 50 anos, para a esplanada de um café, em Balasar, na Póvoa de Varzim.

Quando estavam a cerca de dois metros de distância, o arguido disparou quatro vezes e atingiu-o em várias partes do corpo. O atirador foi esta segunda-feira condenado, no Tribunal de Matosinhos, a quatro anos e quatro meses de prisão efetiva. Tem ainda que pagar 10 mil euros de indemnização à vítima.

A carregar o vídeo ...

Obrigado a pagar 10 mil euros por tentar matar vizinho

O crime ocorreu na noite de 7 de outubro do ano passado, no interior do café Caminho Largo, onde os clientes viam o clássico Benfica-FC Porto.

O arguido, preso desde a altura dos factos, foi condenado por tentativa de homicídio simples agravada, posse de arma proibida e uso e porte de arma sob o efeito de álcool. A vítima não correu risco de vida, mas vive atualmente com um projétil alojado na região dorsal.

"O crime de homicídio, neste caso tentado, atinge o bem mais precioso do ser humano: a vida. Usou a arma de fogo transformada e atingiu o ofendido. Este comportamento é intolerável", afirmou a magistrada durante a leitura do acórdão.

Em audiência, o arguido disse que disparou apenas para o chão, com a arma que adquiriu por 100 euros.

"Foi uma tentativa frustrada de justificar a sua atuação. Agiu com vista a tirar uma vida. Só não o conseguiu porque, felizmente, não atingiu órgãos vitais. Porém, assumiu ter bebido três ou quatro copitos de vinho", frisou a juíza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8