Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

8 metros de neve na Torre

As vias do maciço central da Serra da Estrela de acesso à Torre estão encerradas ao trânsito há cinco dias porque em alguns locais a neve atingiu oito metros de altura.
8 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Neve corta vias de acesso à Torre
Neve corta vias de acesso à Torre FOTO: Nuno André Ferreira

Segundo explicou ontem um elemento do Centro de Limpeza de Neve (CLN), o último nevão que caiu foi "o maior da última década", pelo que foi "totalmente impossível" reabrir a estrada que liga Piornos-Torre-Lagoa Comprida. Para hoje prevê-se nova queda de neve para cotas acima dos 400 metros de altitude, o que vai complicar os trabalhos dos funcionários do CLN.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil colocou em alerta amarelo até amanhã dez distritos do Norte e Centro do País, porque, além da neve, prevê-se vento forte nas Terras Altas. O gelo é outro problema com que os automobilistas se vão debater em estradas das zonas montanhosas.

Ontem, além das estradas da Serra da Estrela, estiveram encerradas devido à neve as vias que ligam Resende-Feirão (Viseu), Cabreiros a Alto da Freita (Aveiro). A EM532 em Odemira (Beja) e o troço entre Alqueidão e Amieira (Coimbra) estiveram intransitáveis devido a inundações. Só a partir de quarta-feira se prevê o regresso do sol e céu limpo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)