page view

Abdessalam Tazi: “Gosto de futebol e não de terror”

Marroquino acusado em Portugal de terrorismo diz-se inocente de ligações ao Daesh.

02 de abril de 2019 às 08:43

"Isto é como nos filmes, em Hollywood." Foi com estas palavras que o marroquino Abdessalam Tazi, 65 anos, começou esta segunda-feira a relatar em tribunal a sua versão da história que o levou à cadeia, em prisão preventiva, acusado em Portugal de terrorismo, por ligação ao Daesh.

"Sou inocente e tenho a consciência tranquila. Eu gosto é de futebol e não de falar de terrorismo ou religião", diz.

O marroquino, que chegou em 2013 com um passaporte falso, diz que tudo começou dois anos depois, em Aveiro. Vivia com Hicham El Hanafi - que conheceu no aeroporto de Lisboa e está agora preso em França pela preparação de dois atentados - quando receberam a visita do irmão e de um amigo de Hanafi.

"Eram traficantes e queriam que eu guardasse droga. Recusei, por isso disseram que a minha vida seria um inferno: iam dizer à polícia que eu era um terrorista", disse aos juízes na primeira sessão. "Sou vítima de denúncia caluniosa."

Tazi viajou depois pela Europa - Alemanha, França, Inglaterra - e admite ter usado cartões de crédito falsos como meio de subsistência, alegando que o subsídio de refugiado em Portugal era de apenas 180 euros. "Poupei, pois quero abrir uma loja de roupa em Portugal. Adoro este País, onde tenho muitos amigos e quero passar os últimos dias da minha vida."

Mas uma funcionária do Centro de Refugiados da Bobadela – onde Tazi é acusado de ter recrutado elementos para o Daesh, respondendo por oito crimes – contou que um irmão de El Hanafi lhe disse estar preocupado, uma vez que Tazi não o deixava sair de casa.

"Só via filmes de guerra e lia livros", relatou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8