page view

Navio derrama ácido tóxico no mar junto ao porto de Leixões

Navio cargueiro atracou no porto de Leixões com um derrame num dos contentores.

06 de novembro de 2018 às 08:09

O derrame de ácido fórmico do interior de um contentor, a bordo de um navio, obrigou à intervenção de quatro corporações de bombeiros, Polícia Marítima e uma equipa especializada em intervenções com materiais perigosos, ao longo da tarde de segunda-feira, no porto de Leixões. A substância, tóxica e solúvel em água, espalhou-se no mar.

O navio cargueiro HSL Porto da Maersk, que transportava dezenas de contentores, atracou no porto de Leixões de manhã. Segundo fonte da APDL, administração do porto de Leixões, o derrame já se tinha verificado antes da sua chegada.

Foi pelas 12h20 que chegou o alerta à Proteção Civil. "Verificou-se a libertação de gases, pelo que a APDL tomou de imediato conta da ocorrência e ativou as medidas de contingência habituais, tendo sido envolvida a Proteção Civil, de forma a acompanhar o descarregamento do contentor do navio", lê-se num comunicado enviado ao CM

José Pedro Rodrigues, vereador da Proteção Civil, explicou esta segunda-feira que "as operações até ao momento permitem considerar que não há razão para alarme" e que não existiu perigo para a população.

Os trabalhos de contenção da fuga só ficaram concluídos pouco depois das 18h00 de segunda-feira.

depois da remoção do contentor para o cais e das embalagens que continham o produto. O ácido fórmico, que é inflamável, tem uma cor levemente avermelhada e exige manipulação cuidadosa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8