page view

Advogado nega ter abusado sexualmente das filhas dos clientes

João Marcelino Rodrigues foi ouvido pelo juiz durante três horas. Não quis falar ao CM.

28 de junho de 2014 às 16:03

O ex-presidente da concelhia do Partido Socialista de Grândola, João Marcelino Rodrigues, negou ontem perante o coletivo de juízes qualquer abuso sexual de crianças e afirmou estar a ser alvo de uma campanha difamatória. O advogado começou ontem a responder em tribunal pelos quatro crimes de abuso sexual de menores de que é acusado pelo Ministério Público. As crianças são filhas de clientes que defendia em processos de violência doméstica e têm entre 9 e 11 anos.

Na primeira sessão do julgamento, que decorre à porta fechada, o arguido foi interrogado durante três horas. As mães das menores também foram ouvidas. Tanto o causídico como o seu advogado não quiseram prestar declarações. Aliás, João Marcelino Rodrigues saiu por uma porta traseira do tribunal para não ser confrontado pelo CM. As mães das vítimas remeteram para o final do julgamento uma declaração sobre o caso.

Foi em julho de 2012 que surgiu a primeira queixa contra o advogado, de 50 anos. Esta acabou por ser arquivada depois de os pais da vítima terem entendido que se tratava de uma vingança por parte da avó. No entanto, até final desse ano, chegaram outras quatro queixas de abusos sexuais de menores à PJ de Setúbal, todas com relatos muito semelhantes. Segundo a acusação, o advogado aproveitou-se da situação frágil em que as crianças se encontravam para consumar os atos. Primeiro, pedia às mães para ficar a sós com as menores para as preparar para o testemunho nos processos. Depois, terá consumado os abusos.

Na altura em que foi conhecido o primeiro caso, Marcelino Rodrigues negou ter cometido qualquer crime e disse que tudo não passava de uma vingança. O advogado está em liberdade e continua a exercer.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8