page view

Proteção Civil confunde explosão com queda de avião

Aparelho tinha sido dado como acidentado durante o combate ao fogo de Pedrógão Grande

20 de junho de 2017 às 17:06

A notícia da queda de um avião de combate aos fogos na zona de Pedrógão Grande decorreu de um alarme falso desencadeado pela coordenação de meios aéreos, mas o acidente não se verificou. As primeiras informações davam conta de um acidente entre as localidades de Ouzenda e Louriceira. 

O contacto direto a cada uma das aeronaves envolvidas no combate permitiu concluir que nenhuma tinha sofrido qualquer acidente. 

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, não confirma a queda do avião. 

A carregar o vídeo ...

Avião cai no combate a incêndio de Pedrógão Grande

O alerta oficial da queda lançado para a rede de comunicações levou ao envio de um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa, de busca e salvamento,para participar nas operações para encontrar o avião supostamente acidentado. Também uma dezena de veículos dos bombeiros concentraram-se junto a um posto de combustível, na localidade de Picha, em Pedrógão Grande, a alguns metros de onde testemunhos afirmavam ter visto uma aeronave cair.

A Força Aérea espanhola, que tem dois aviões de combate a incêndios deslocados em Portugal foi a primeira a negar o envovlvimento dos seus aparelhos em qualquer acidente. 

O comandante da Proteção Civil, Vitor Vaz Pinto, referiu a possibilidade da explosão de uma roullote na zona ter induzido ao erro.

"Havia uma 'roullote' abandonada com botijas de gás, e eventualmente isso pode ter explodido», disse.

Uma fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil tinha informado que um avião Canadair de combate aos incêndios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, tinha caído hoje à tarde.

Se confirma que el posible avión de extinción de incendios accidentado en #Portugal NO es del #43Grupo @EjercitoAire pic.twitter.com/fklyOQLFz5

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8