Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Alijó é município pioneiro a ordenar área florestal

Autarquia, técnicos florestais e Quercus querem minimizar os riscos de incêndio.
Tânia Rei 26 de Março de 2018 às 08:32
No ano passado arderam cinco mil hectares de floresta, mato e terrenos agrícolas em Alijó
No ano passado arderam cinco mil hectares de floresta, mato e terrenos agrícolas em Alijó FOTO: Nuno Nascimento
Alijó já deu o primeiro passo para a criação de um Plano Municipal de Ordenamento Florestal, pioneiro no País, que pretende ajudar a prevenir incêndios florestais e combater a desertificação. A estratégia passa por uma gestão mais eficiente da floresta. O projeto é diferente porque, pela primeira vez, será feito à escala municipal - até agora, só existia a nível regional.

A Câmara de Alijó conta com a colaboração da Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Setor Florestal e com a Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Quercus. O memorando que une estas entidades já foi assinado e, depois de plenamente concluído, será apresentado e discutido com a população.

Um dos objetivos é reforçar o ordenamento florestal e territorial para garantir a segurança de pessoas e bens, ao minimizar o risco de incêndio. E, caso o fogo bata à porta, garantir que não assume grandes proporções. Também a economia local sai beneficiada, com a aposta na exploração dos recursos naturais de uma floresta adequada à região.

A silvicultura pode vir a gerar postos de trabalho. Por isso, a aposta passa pelas espécies autóctones, que possam enriquecer a paisagem e proteger os solos e a água. O município vai ainda rever documentos, como o Plano Diretor Municipal (PDM), para que sejam um reflexo destas novas diretrizes.

Só no ano passado, em Alijó, arderam cinco mil hectares de floresta, mato e terrenos agrícolas - como olivais, vinhas e amendoais. Este é um dos concelhos habitualmente mais fustigados pelas chamas no distrito de Vila Real.
Alijó área florestal Quercus técnicos florestais incêndio riscos fogo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)