Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Alunos insultados pela professora

Docente ameaça crianças de sete anos.
Liliana Rodrigues 13 de Dezembro de 2015 às 16:29
Maria do  Céu Almeida é diretora da EB1 da Ortigueira. Foi apanhada pelo gravador colocado por um pai na mochila da filha de sete anos
Maria do Céu Almeida é diretora da EB1 da Ortigueira. Foi apanhada pelo gravador colocado por um pai na mochila da filha de sete anos FOTO: Nuno Fernandes Veiga
Insultos, palavrões e muitos gritos. Uma pressão constante exercida pela professora Maria do Céu Almeida sobre os 23 alunos, do 2º ano, da EB1 da Ortigueira, em Palmeira, Braga, e que foi descoberta pelo pai de uma das crianças: colocou um gravador na mochila da filha e ficou horrorizado com o ambiente vivido na sala de aula.

Vai fazer uma queixa contra a docente no Ministério Público e a filha, de sete anos, só volta às aulas quando a professora – e diretora da EB1 – for substituída.


Burros, estúpidos, parvalhões e patetas são alguns dos nomes que se ouve a docente chamar aos alunos que, amedrontados, tentam ler algumas palavras, entre os berros da professora. Chega mesmo a gritar: "Já não sabe a m... da letra", e a fazer ameaças: "é bom que tu leias [...], nem sei o que vou fazer contigo", ouve-se.

"A minha filha estava estranha, sobretudo no início do ano. Não aprendia, não queria falar da escola e ficava violenta. Chegava a casa com as cuecas sujas. Mas só à semana", recorda o pai. "Não consegui ouvir tudo de uma vez. É horrível o que ela faz à minha filha e aos coleguinhas. Eu sei defender-me, eles não", diz. Exige a mudança de professora e comunicou o caso à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

O CM tentou, este sábado, sem sucesso, ouvir a professora e o agrupamento de escolas.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)