Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Professora vai ser alvo de inquérito

Pai que realizou a gravação vai apresentar queixa-crime.
Joana Costa 15 de Dezembro de 2015 às 08:30
Desde o início do ano lectivo, três alunos da turma da professora Maria do Céu Almeida, que é directora da EB1 da Ortigueira, em Palmeira, Braga, pediram transferência de escola. A turma vive sob pressão, com sucessivos insultos e ameaças por parte da docente. Um encarregado de educação colocou um gravador na mochila de um aluno e registou o horror das crianças. A CMTV revela o seu teor em exclusivo.

O agrupamento de escolas Sá de Miranda, em Braga, vai abrir um inquérito para averiguar os alegados maus-tratos de uma professora da EB1 da Ortigueira, em Palmeira, aos seus alunos.

A diretora deste agrupamento confirmou ao CM ter recebido uma queixa de um encarregado de educação. Maria Antonieta Rocha e Silva disse que "foi aberto de imediato um processo de inquérito".

Em causa estão, como denunciou o CM em primeira mão, possíveis maus-tratos de Maria do Céu Almeida, de 51 anos, professora do segundo ano e diretora da EB1 da Ortigueira, sobre os seus alunos de apenas sete anos.

De acordo com o encarregado de educação que apresentou a queixa, esta professora maltrata os alunos, transformando a sala de aula "num terror". Após ter constatado comportamentos diferentes na filha, sobretudo nos dias de escola, colocou-lhe um gravador na mochila, registando ameaças da docente, como "Está calado ou racho-te a cabeça", que o CM divulgou em exclusivo. O pai vai apresentar uma queixa-crime contra a professora, que deve entrar até sexta no DIAP de Braga.

A docente regressou ontem à escola e, ao que se apurou, deu aulas como habitualmente. Entretanto, os pais com quem o CM segunda-feira falou disseram que "o assunto está a ser exagerado".

professora inquérito alunos estudantes gravação DIAP Braga Sá de Miranda escola maus-tratos
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)