Condutor, de 71 anos, contornou barreiras de segurança e o carro foi colhido por comboio.
Avós e neta de 10 anos morrem em colisão de carro com comboio em Barcelos
Ernesto Rocha, de 71 anos, não quis esperar que o comboio passasse. E decidiu contornar a barreira de segurança da passagem de nível em Carapeços, Barcelos.
Eram 09h40, esta quarta-feira, quando o Ford Fiesta que conduzia foi abalroado pelo comboio que fazia a ligação entre Viana do Castelo e Porto e projetado contra um muro da berma da linha do Minho.
No carro seguiam ainda Gracinda Fernandes, 65 anos, e a neta, Luana Rodrigues, de 10. Os três ocupantes tiveram morte imediata. Os corpos tiveram de ser desencarcerados.
"Um condutor ainda gritou para ele não passar a barreira, mas já não foi a tempo. O embate fez um barulho enorme e um senhor que foi lá ver disse logo que estavam três pessoas mortas", relatava, ainda em choque, Manuel Duarte, que assistiu ao violento acidente.
Ernesto Rocha foi buscar a amiga Gracinda a Arcozelo, em Ponte de Lima, onde vivia com a neta e a filha. Dirigiam-se para Barcelos pela EN204.
"Ouvi um carro a buzinar e era o senhor à porta de casa da dona Gracinda. Quando saí de casa, ele ainda estava no carro à espera dela. Esse senhor costuma vir cá com alguma frequência", disse ao CM um vizinho de Gracinda Fernandes, que viveu muitos anos em França, mas voltou para Ponte de Lima há cerca de 20 anos.
Esta quarta-feira, Jeanine Fernandes, que perdeu a filha e a mãe no violento acidente, estava resguardada em casa, em choque com a tragédia. O pai da menina trabalha em França.
Ernesto Rocha estava divorciado e vivia sozinho na Areosa, em Viana do Castelo. A única filha que tem vive em França.
Os trabalhos de desencarceramento dos corpos foram demorados e os cadáveres foram transportados no final da manhã de esta quarta-feira para o Gabinete Médico-Legal de Braga. Os funerais das vítimas não estão ainda agendados.
"Não tive coragem de ver"
A testemunha, que trabalhava numa moradia junto à passagem de caminho de ferro onde três pessoas morreram, esta quarta-feira de manhã, em Carapeços, Barcelos, diz ter ficado em choque. "Não tive sequer coragem para ir lá ver", disse, transtornado.
Manuel Duarte garante que as barreiras de segurança estavam fechadas e que havia um carro parado na estrada. "O condutor ainda berrou para o homem não passar, mas não adiantou", contou.
Ao ver o amontoado de ferros em que o carro se transformou, Manuel nem se aproximou, "descreveram um cenário de horror, prefiro nem ver".
"Corpos estavam encarcerados"
"Quando chegámos, as vítimas eram todas cadáveres. Já não havia nada a fazer e os óbitos foram declarados no local. Estavam encarceradas e os trabalhos de retirada foram complicados devido ao estado do carro", disse José Simões.
"Maquinista não teve tempo de evitar"
PORMENORES
Passageiros assustados
No interior do comboio seguiam vários passageiros que, apesar de assustados com o violento embate, não sofreram ferimentos. O comboio seguiu viagem para o Porto.
Amigos Chocados
Luana Rodrigues, de 10 anos, frequentava o 5º ano na escola de Arcozelo, em Ponte de Lima, e ficou de férias na última sexta-feira. Os colegas de turma estavam esta quarta-feira chocados com a morte da menina.
Pai vive em França
Os pais de Luana separaram-se há cerca de cinco anos, mas a menina ficou a viver com a mãe e a avó. O progenitor vem com frequência a Portugal visitar a filha e esta quarta-feira viajou para Ponte de Lima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.