page view

Apanhado pela PSP para cumprir oito anos de cadeia por furtos

Factos praticados entre julho de 2022 e janeiro de 2023.

01 de julho de 2025 às 13:41

Um jovem, de 23 anos, foi detido pela PSP de Vila do Conde para cumprimento de 8 anos de prisão efetiva por 16 crimes de furto qualificado e um crime de furto qualificado na forma tentada. O arguido foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional do Porto onde começou a cumprir a pena. 

De acordo com a PSP, os factos foram praticados entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Um grupo de seis arguidos, com idades entre os 23 e 49 anos, engendraram um plano de se apropriarem de bens de outras pessoas e depois dividir entre si o que resultasse desses furtos. 

Para levar a cabo o plano, organizaram-se e repartiram tarefas entre todos. O grupo deslocava-se em carros furtados ou próprios, ocultando as matrículas, entrava, preferencialmente, em cafés ou pastelarias que tivessem máquinas de tabaco ou de outros consumíveis e máquinas de troco automático ou caixas registadoras. Retiravam esses bens e, posteriormente, apropriavam-se do tabaco e das quantias monetárias. No dia anterior aos furtos, dirigiam-se ao local que ia ser assaltado para estudarem as suas caraterísticas. Habitualmente, o grupo criminoso munia-se de diversas ferramentas, designadamente chaves de fendas, lanternas, pés-de-cabra ou outras destinadas a permitir o acesso ao interior dos estabelecimentos e remoção de bens.

Os crimes terão sido cometidos nos concelhos de Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Esposende, Póvoa do Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Vila Verde, Trofa e Matosinhos.

Os suspeitos foram julgados e condenados a penas entre os 3 e os 11 anos de prisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8