page view

Apanhados com polvo sem licença de pesca

Embarcação sem documentos tinha a bordo cerca de 80 quilos do molusco.

17 de outubro de 2016 às 12:36

Com 80 quilos de polvo capturado ilegalmente a bordo, a embarcação de pesca tinha acabado de atracar no porto de Tavira quando foi fiscalizada por agentes da Polícia Marítima (PM) local, que detetaram movimentos suspeitos por parte dos três tripulantes.

O polvo, parte do qual era subdimensionado, foi apreendido. Segundo o CM apurou junto do comandante Fernandes da Palma, da Capitania do Porto de Tavira, a ação ocorreu na noite de sexta-feira.

"Os agentes suspeitaram de que os elementos da tripulação se preparavam para fugir com o pescado à lota e inspecionaram a embarcação, que não tinha documentos que lhe permitissem pescar", esclareceu. Entre os 80 quilos de pescado apreendido, a PM encontrou cerca de 30 quilos de polvo subdimensionado.

"Estamos numa época crítica da desova do polvo, só podem ser capturados exemplares com um mínimo de 750 gramas, os subdimensionados apreendidos pouco mais teriam que 200 gramas", adiantou Fernandes da Palma. Foram entregues a instituições de solidariedade social de Tavira (Cruz Vermelha Portuguesa e Centro Social e Paroquial de Santa Maria).

Quanto ao polvo que se encontrava dentro do tamanho legal de comercialização, foi entregue na lota de Tavira para ser vendido.

A PM instaurou autos de contraordenação. A coima pelo pescado subdimensionado pode ir de cerca de 600 a 37 mil euros. Já pela falta de documentos para a atividade pode ir de 125 a 1500 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8