page view

Assaltantes tentam degolar condutor de ‘tuk-tuk’ por causa de telemóvel

Trio começou a ser julgado em Lisboa. Vítima transportava quatro turistas quando foi cercado e esfaqueado no pescoço.

09 de janeiro de 2026 às 01:30

O relógio marcava as 17 horas e nove minutos do dia 22 de agosto do ano passado quando André, condutor de um ‘tuk-tuk’, transportava quatro turistas holandeses na rua de Santa Marinha, que liga Alfama à Graça, bem no centro histórico de Lisboa. Por causa de um simples telemóvel, André ia sendo degolado por três assaltantes. Num ataque com uma navalha, o trio, que começou na quarta-feira a ser julgado no Campus de Justiça, em Lisboa, ainda desferiu um golpe no pescoço do jovem condutor. A vítima, que ficou ferida, ainda não foi ouvida. Dois dos assaltantes prestaram declarações ao coletivo de juízes e garantem que o ataque deveu-se a uma discussão de trânsito e não devido a furtos e assaltos.

A verdade é que Ibrahim, Vera e Reda, para além deste ataque, estão acusados de outros dois crimes ocorridos em Junho. Aliás, nessa altura foram apanhados pela PSP mas ficaram à solta depois de terem assaltado duas jovens na zona do Rossio. Uma delas foi empurrada. Dois meses depois o mesmo grupo de atacantes tentou matar André, que ainda teve tempo de salvar os turistas dando ordem para que fugissem assim que se apercebeu que estava cercado pelos assaltantes.

Pedro Pestana, advogado de Ibrahim diz que o cliente “nunca empunhou qualquer navalha, nunca agrediu o condutor do ‘tuk-tuk’ pelo que deve ser absolvido do crime de homicídio qualificado na forma tentada”.

Só Vera escapou à prisão preventiva, está em casa com pulseira eletrónica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8