page view

Atraso na chegada de novos agentes reduz patrulhas na PSP em Lisboa

Comandante da 3.ª Divisão do Comando da PSP da capital ordena redução de patrulhas automóveis em 4 esquadras.

20 de julho de 2025 às 01:30

O , está já a ter efeitos operacionais. O comandante da 3.ª Divisão da PSP de Lisboa emitiu uma ordem de serviço pelas esquadras, dando conta de que pelo menos até ao ingresso dos novos efetivos, terão de haver reduções nas patrulhas feitas em automóvel.

Segundo o documento, a que o CM teve acesso, as esquadras afetadas serão as de Benfica, Telheiras, Alta de Lisboa e Bairro da Boavista. O responsável policial esclarece que, a partir desta segunda-feira, um número indeterminado de efetivos deixarão o serviço na Divisão, "para gozar a licença de instalação". Trata-se de um período de ausência ao serviço que a PSP concede aos elementos que têm as transferências de local de trabalho autorizadas. Assim, e face ao adiamento do compromisso de honra para 29 de julho, foi decidido que, a partir de segunda-feira, apenas duas das quatro esquadras mencionadas podem ter carro patrulha em simultâneo, no mesmo turno de trabalho. É pedido um esforço suplementar aos agentes, até que a situação se regularize.

Contactada pelo CM, a PSP não comenta. Fontes policiais, no entanto, garantem que esta força de segurança tem, em qualquer esquadra, agentes suficientes para assegurar patrulhas em automóvel, assim como os serviços de sentinela e receção de queixas.

O Sindicato Independente de Agentes da PSP (SIAP) disse ao CM conhecer a situação da 3.ª Divisão. "O SIAP alerta que o adiamento do compromisso de honra dos novos agentes, aliado ao gozo do direito à mudança de instalação por parte dos polícias transferidos, e ao período de férias, irá agravar os constrangimentos operacionais em várias esquadras", considerou Carlos Torres, presidente do SIAP. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8