page view

Autoridade para as Condições do Trabalho regista desde janeiro quase 15 mil denúncias ou pedidos de intervenção

Caminho deve passar pela prevenção, com atuação da ACT sem que seja necessária a denúncia ou o pedido dos trabalhadores e empresas.

21 de setembro de 2022 às 13:25

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu quase 15 mil denúncias ou pedidos de intervenção desde o início do ano até agora, disse hoje no parlamento a inspetora-geral em suplência, Fernanda Campos.

"De janeiro até este momento, a ACT foi destinatária de quase 15 mil denúncias ou pedidos de intervenção", avançou Fernanda Campos durante uma audição no grupo de trabalho sobre as alterações à legislação laboral no âmbito da Agenda do Trabalho Digno.

Segundo indicou a inspetora-geral, os pedidos representam "um peso muito grande" para a ACT, pelo que defendeu que o caminho deve passar pela prevenção, com atuação da ACT sem que seja necessária a denúncia ou o pedido dos trabalhadores e empresas.

Neste contexto, Fernanda Campos defendeu que sem a garantia do acesso a dados ou sem a interconexão de dados com a Segurança Social e a Autoridade Tributária, o planeamento preventivo da ACT "ficará mais condicionado".

Fernanda Campos apontou que as soluções de comunicação à ACT previstas nas propostas de alteração legislativa são "um aspeto a melhorar", uma vez que é um fator que "pesa administrativamente e que implica a utilização de recursos que podem ser aplicados em inspeção".

Questionada pelos deputados sobre a capacidade operacional da ACT, a responsável considerou que "seria absolutamente irreal dizer que a ACT tem falta de inspetores", referindo que neste momento há quase 500 inspetores do trabalho, embora quase metade esteja ainda em processo de aprendizagem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8