Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Avioneta amara em pleno Tejo

Aeronave que rebocava manga com publicidade despenhou-se junto à Cova do Vapor.
João Tavares e Rita Monteiro 31 de Agosto de 2015 às 09:04
Marinha vai tentar hoje localizar no Tejo a aeronave, ao lado numa fotografia tirada por um popular poucos minutos antes da queda
Marinha vai tentar hoje localizar no Tejo a aeronave, ao lado numa fotografia tirada por um popular poucos minutos antes da queda FOTO: CMTV / António Amorim
Os dois pilotos tinham iniciado há cerca de meia hora mais um voo sobre a zona da linha de costa das praias de Sintra, Cascais e Caparica, com uma manga de publicidade presa à avioneta. Pouco depois das 12h30, os ocupantes, de 22 e 72 anos, verificaram que havia problemas na aeronave. Foram obrigados a amarar (aterrar na água) junto à Cova do Vapor, Trafaria. Sobreviveram com ferimentos leves e foram recolhidos pouco antes da avioneta afundar.

"Estava a pescar quando olhei para a zona dos prédios e vi o avião largar o pano de publicidade. Fiquei surpreendido e o avião começou a baixar e passou por cima de nós a uns dois ou três metros", explicou o pescador António Pereira Dias. "Quando caíram no mar uma asa partiu, vi sair um tripulante e depois o outro, agarrados ao avião. Começámos a gritar e foram salvos por um barco de pesca".

A aeronave, modelo Reims FR172, afundou e ficou a uma profundidade entre os 10 e 15 metros. Mergulhadores da Autoridade Marítima tentaram localizar a aeronave, mas em vão. As buscas são retomadas hoje.

Avioneta rio Tejo tripulantes trafaria
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)