page view

Boaventura de Sousa Santos diz que denúncia de assédio sexual é "uma difamação vergonhosa e vil"

Diretor emérito afirma que a informação é assente em "boatos" e que não existem provas.

12 de abril de 2023 às 14:28

O diretor emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, já reagiu à polémica de denúncia por assédio sexual, afirmando que foi vítima de "uma difamação anónima, vergonhosa e vil por parte de três autoras".

"À partida quero afirmar que todos os casos de conduta incorreta referidos no texto por parte de quem seja, se confirmados, devem ser prontamente julgados tanto no CES como nas instâncias judiciais e como ao tempo era diretor do CES assumo institucionalmente responsabilidades por eventual negligência que possa ter havido", afirmou em comunicado.

Boaventura afirma que nunca teve reuniões com duas das autoras, Miye Tom e Catarina Laranjeiro, mas com Lieselotte Viaene teve duas reuniões, "uma como seu supervisor do estágio Marie Curie quando chegou ao CES e outra como diretor estratégico do CES, a pedido do diretor executivo, para tentar resolver os problemas do comportamento incorreto e indisciplinado do ponto de vista institucional desta investigadora". A mulher acabou por ser expulsa do CES, afirma.

O diretor emérito acrescenta que o artigo "no que respeita à sua principal autora, Lieselotte Viaene, é um ato miserável de vingança institucional e pessoal" e que a informação é assente em "boatos" sendo que não existem provas.

"Que tipo de ciência é esta que permite enxovalhar e lançar lama uma instituição de prestígio e especificamente o investigador que foi durante tantos anos seu diretor?", questiona Boaventura.

O diretor emérito assevera que confrontará com serenidade e sentido de responsabilidade qualquer suposta vítima, que está de consciência tranquila, e que independentemente dos procedimentos judiciais que o CES vier a adotar, vai apresentar uma queixa crime contra as autoras por difamação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8