page view

Bombeiro evita duas mortes em caiaque

José puxou o caiaque e os dois homens para a margem.

12 de março de 2016 às 11:52

Um bombeiro dos Municipais de Santarém, que aproveitava uma tarde de folga para pescar enguias, salvou dois homens, de 56 e 58 anos, de morrerem afogados na barragem dos Gagos, em Almeirim. José Nunes, de 44 anos, utilizou uma corda para puxar para a margem o caiaque das vítimas, que ao voltar-se provocou a queda à água.

A tarde de quinta-feira já ia longa quando José Nunes chegou à barragem, que estava deserta. Apenas vislumbrou dois homens, a dez metros da margem, que pareciam estar a praticar mergulho. Quando se aproximou, percebeu que estavam agarrados ao casco do caiaque e gritavam por ajuda.

"Estavam já a entrar em hipotermia, por a água estar muito fria, e um deles começou a pedir socorro", contou esta sexta-feira José Nunes ao CM, adiantando que de imediato foi ao seu carro buscar uma corda e fez um "laço à cowboy" numa das pontas antes de a lançar à água.

"Um deles passou a corda pelo caiaque e, devagarinho e com muita calma, consegui puxar o caiaque com eles agarrados para a margem", relatou o nosso interlocutor, salientando que, já na margem, tentou aquecê-los com mantas até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, que chegaram "poucos minutos" depois e os transportaram para o hospital de Santarém, por estarem nervosos e em hipotermia.

Orgulhoso do sucesso do resgate, José Nunes considera "uma grande sorte" ter aparecido por ali para os ajudar, já que "o vento estava a levá-los para o centro da barragem e eles estavam a ficar sem forças".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8