Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

'Burlão das notas de 50' acusado de 47 crimes

Valdemar Castro está em prisão preventiva desde março.
Aureliana Gomes 14 de Julho de 2016 às 16:47
A namorada e o irmão do burlão participaram em alguns dos crimes
A namorada e o irmão do burlão participaram em alguns dos crimes FOTO: CMTV

O ‘burlão das notas de 50’ foi acusado, pelo Ministério Público, de 47 crimes, entre eles, 36 de burla qualificada, furto e roubo.

Valdemar Castro está em prisão preventiva desde março deste ano. A namorada e o irmão também estão acusados de terem participado em alguns dos crimes.

Na acusação, o Ministério Público acusa ainda o burlão de crimes de violência após subtracção, violação de proibições, condução perigosa de veículo rodoviário e crime de resistência e coacção sobre funcionário.

Ainda de acordo com acusação publicada no site da Procuradoria Distrital do Porto, os crimes foram cometidos entre agosto de 2014 e março deste ano, em estabelecimentos comerciais de Matosinhos, Gaia, Gondomar, Porto Valongo, Póvoa de Varzim e Maia.

Valdemar Castro, sozinho ou acompanhado, entrava nos estabelecimentos, com aspeto asseado e bem vestido, a conversar ao telemóvel e pedia um lanche para comer e bebidas. Enquanto esperava que fosse atendido, em conversa com o funcionário, pedia que lhe trocasse 50 euros, por notas de valor inferior.

Depois, voltava a falar ao telemóvel, desviando a atenção do funcionário, recebia o dinheiro, sem entregar a nota de 50 euros. Ao telefone, encaminhava-se para a saída do café e punha-se em fuga, no veículo que se encontrava à espera.

Ainda segundo a acusação, nos casos em que o funcionário do estabelecimento guardou as notas para troca na mão, esperando receber primeiro os 50 euros, o burlão furtava-as, pondo-se em fuga.

O homem, agora acusado pelo Ministério Público, terá realizado este procedimento três vezes por dia. Mas houve casos, em que não passaram de tentativas.

Durante estes anos, o burlão tinha uma caraterísticas que dificultava a atuação da polícia, uma vez que indicou cerca de uma dezena de moradas, nos concelhos de Gaia, Paredes e Esposente.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)