page view

Burlões lançam campanha informática com cobrança fraudulenta de multas

Alerta foi difundido pela Procuradoria Geral da República, através do Gabinete de Cibercrime.

07 de fevereiro de 2025 às 17:59

A Procuradoria Geral da República (PGR), através do Gabinete de Cibercrime, difundiu na tarde desta sexta-feira um alerta sobre uma campanha de 'phishing', burla informática feita através do envio massivo de emails, em nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Segundo o comunicado, além do remetente fraudulento, os emails, que chegaram a um número ainda indeterminado de vítimas, dizem servir para cobrar uma multa de 120 euros. A vítima é informada de que se não pagar a multa até ao dia seguinte, poderá ser confrontada com um valor adicional de 500 euros. Além disso, referem os burlões, existe ainda a possibilidade de retirada de três pontos da carta de condução.

Da mensagem consta ainda um link fraudulento, através do qual as vítimas são levadas a autenticar a respetiva Chave Móvel Digital e, após esse passo, introduzir os dados das respetivas contas bancárias. Se o fizerem, avisa a PGR, "estarão a facultar aos agentes criminosos a informação que permite aos mesmos realizar compras online". A dimensão da burla estende-se até, avisa a procuradoria, ao envio de mensagens SMS que certificam as operações bancárias.

Às pessoas que já se tenham apercebido ter sido vítimas desta burla, a Procuradoria Geral da República aconselha contactar os bancos, ou outras entidades emissoras de cartões de débito e crédito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8