page view

Cães ajudam crianças a ler

Grupo de crianças está a aprender a ler em aulas em que os animais são os ouvintes atentos

08 de março de 2014 às 08:44

Benny e Pipa são os ‘professores' de serviço do projeto LER Cãofiante, que ajudam crianças a ler, em Silves.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Biblioteca Municipal, o setor de Psicologia da Câmara Municipal de Silves e o Agrupamento de Escolas de Silves. O objetivo é apoiar um grupo de alunos do 3º ano da Escola EB1 de Silves a aprender a ler, através de sessões de terapia assistida por cães.

As crianças sinalizadas com mais dificuldades na leitura são propostas para uma sessão de terapia, em que Benny e Pipa são ouvintes atentos, todas as sextas-feiras até final do letivo. Estas aulas diferentes são orientadas pela bibliotecária Maria José Mackaaij e pela psicóloga Rute Travassos, que disponibilizam os seus dois animais treinados. "O cão não julga, ele está ali para nos ouvir e ajuda-nos a relaxar. Assim, a criança consegue estar mais tranquila, de forma mais relaxada e completamente à vontade no processo da leitura", explicou ao CM a psicóloga Rute Travassos.

Segundo Maria José Mackaaij, "o objetivo é proporcionar às crianças um contacto com livros, divertir-se e ao mesmo tempo trazer os cães para um momento excecional." A pequena Inês confessou ao CM que quando chega a casa lê "para o hamster de estimação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8