page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

Câmara de Braga vota novo hotel na zona das Convertidas

Hotel de luxo no centro da cidade com 110 quartos vai ter seis andares, um deles na cave.

02 de junho de 2019 às 11:54

A sociedade que é dona do hotel Meliá Braga quer construir uma nova unidade hoteleira no centro da cidade dos Arcebispos.

Esta segunda-feira, o Executivo liderado por Ricardo Rio vota a proposta que prevê a construção de um hotel de luxo, com 110 quartos, na área de proteção patrimonial do Recolhimento das Convertidas.

Apesar de os serviços da Câmara de Braga e a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) terem dado pareceres favoráveis à construção do novo hotel, o vereador com o pelouro do Urbanismo optou por levar o assunto à reunião de Câmara.

O Hotel Plaza Central está projetado para os edifícios contíguos à Casa de Recolhimento das Convertidas, na avenida Central, em Braga, e integra o conjunto arquitetónico protegido.

O projeto prevê a requalificação do espaço, mantendo as fachadas do edifício, com a edificação de um novo bloco de seis andares, sendo que um deles será de cave, para dar lugar a um parque de estacionamento.

Foi pedido à DRCN que se pronunciasse sobre o projeto. No parecer enviado à Câmara, a diretora dos serviços e bens culturais sublinha ser "essencial garantir a identificação, estudo e salvaguarda de eventuais vestígios de ocupação antiga", do edifício datado do século XVIII.

Esta é a única condicionante da DRCN na aprovação da análise técnica.

Condicionante que é acompanhada pela Divisão do Património Cultural, Habitação e Gestão do Centro Histórico da Câmara de Braga, que sublinha a necessidade de "preservação das fachadas" na intervenção que venha a ser feita, assim como a obrigação de "zelar pela conservação dos elementos de interesse arquitetónico".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8