page view

Campistas esmagados em derrocada mortal em praia de Sintra

Marcos Santos, de 23 anos, morreu, e amiga ficou gravemente ferida, quando rochas e pedras atingiram a tenda onde dormiam.

16 de março de 2018 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Imagens do resgate das vítimas da derrocada em Sintra

Uma noite de aventura sob forte temporal a acampar ilegalmente na praia da Ursa, em Sintra, terminou da pior maneira para um grupo de cinco turistas – três brasileiros e dois alemães–, ontem de manhã. Uma derrocada atingiu uma das tendas e dois dos jovens ficaram sob um monte de rochas e terra. Uma das vítimas, Marcos Augusto Oliveira Santos, brasileiro de 23 anos, morreu, e outra, alemã de 18 anos, está internada no Hospital de S. José devido a várias fraturas.

O alerta foi dado às 9h40. E 17 minutos depois já os bombeiros de Almoçageme estavam junto das vítimas. Uma estava em paragem cardiorrespiratória; a outra em estado grave devido a múltiplas fraturas. No entanto, devido à altura da arriba – perto de 150 metros – e à instabilidade da mesma, o resgate das duas vítimas foi feito através de um helicóptero da Força Aérea.

Segundo o comandante da capitania de Cascais, Pereira da Terra, a arriba da praia da Ursa estava identificada como "instável" e na zona há pelo menos dez placas a alertar para o risco de desprendimento de rochas.

No entanto, no caminho que as vítimas usaram para conseguir chegar à praia estava ontem em falta a placa ali colocada anteriormente. Técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente estiveram ainda ontem no local "a fazer uma avaliação" da zona, o que poderá levar à interdição do acesso a esta praia. Nas operações estiveram ao todo envolvidos 29 elementos, apoiados por 12 veículos.

INEM apoia amigos

Psicólogos da Polícia Marítima e do INEM deram apoio aos dois brasileiros e a uma alemã que escaparam ilesos à derrocada

Terrenos ficam alagados

Cinco hectares de terrenos agrícolas na Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo, ficaram alagados com a subida do nível da água da barragem. Os produtores somam avultados prejuízos e queixam-se da EDP.

Queda de neve na serra

As previsões apontam para queda de neve na serra da Estrela pelo menos até segunda-feira. Há também a indicação de neve em Montalegre.

‘Gisele’ vai para Norte

As ilhas Britânicas são atingidas por ventos e chuva forte devido ao foco de a tempestade ‘Gisele’ ter-se deslocado para Norte.

Regressa vaga de frio

O continente está sob efeito de uma massa de ar frio. Em Lisboa na próxima semana são esperados cinco graus de mínima e nas Penhas Douradas 5 negativos.

Chuva menos intensa

A chuva voltou ontem a cair, com menos intensidade. Máximo de precipitação foi de 11 litros por m2, em Vila Nova de Cerveira, das 6h00 às 7h00.

Dia de limpeza e estrada da Beira aberta ao trânsito

O dia de ontem foi de limpezas em São Frutuoso, Coimbra. A estrada da Beira foi reaberta ao trânsito durante a madrugada. A situação de terras e pedras na estrada e em algumas casas é recorrente sempre que chove com intensidade.

Derrocada de casa devoluta destrói carro estacionado

A derrocada de uma casa devoluta destruiu um carro que estava estacionado, ontem de manhã, na aldeia de Seixo de Ansiães, Carrazeda de Ansiães. Ninguém ficou ferido. O proprietário encontrava-se, na altura, num café próximo do local.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8