page view

Cão pitbull ataca bebé pela segunda vez

Um bebé de dez meses foi atacado na cara por um cão de raça pitbull, na tarde de sábado, na Encarnação, Lisboa. O animal, propriedade dos pais da criança, terá agido por ciúmes e foi a segunda vez que atacou o bebé nos últimos dois meses.

14 de agosto de 2006 às 00:00

“Eu não queria o cão cá em casa. A casa é minha, mas o meu genro é que manda em tudo”, queixou-se com amargura a bisavó da criança, Maria Almeida, de 80 anos e visivelmente consternada com o sucedido.

Internado no Hospital de Santa Maria, para onde foi levado numa ambulância do INEM, o menino encontra-se a recuperar livre de perigo, no serviço de Pediatria.

A tragédia aconteceu na residência dos avós maternos do petiz, depois do almoço, quando este estava no quarto da avó, que brincava com ele. Noutra habitação estaria o pai da criança e o sogro deste, com o cão.

De repente, segundo os testemunhos relatados ao nosso jornal, o pitbull terá saído da dependência e sorrateiramente introduzido-se no outro quatro de onde saltou sobre o bebé, mordendo-o na cabeça e na face. Já na véspera, o referido cão atacara um cachorro de companhia da avó do bebé.

Os avós do menino também foram atacados pelo animal, quanto tentavam defender a criança das suas investidas.

“A minha filha foi mordida na mão, quando tentava defender o neto”, contou ainda Maria Almeida. Segundo a mãe da criança, o cão ainda perseguiu a avó do bebé, quando esta tentava fugir com o menino ao colo.

MORDEU HÁ DOIS MESES

Este foi o segundo ataque do pitbull ao bebé, depois de um primeiro, há dois meses, em que a criança também careceu de tratamento hospitalar. Nessa altura, o animal fora transferido para “uma quinta”, mas recentemente terá sido trazido de volta para o apartamento em causa.

No Hospital de Santa Maria, onde a criança foi internada, familiares do pai do bebé terão, alegadamente, travado de razões com a mãe da criança, chegando a agredi-la fisicamente, depois de esta os informar de que na altura não era possível efectuar-se visitas ao doente.

Entretanto, o pitbull foi levado para o canil municipal, onde já foi abatido, por ordem dos donos.

Fonte policial disse ao CM que a Comissão de Menores ia proceder a uma avaliação das circunstâncias da ocorrência e das condições de vida do agregado familiar do bebé.

LEGAL

Segundo os pais do bebé, o cão de raça pitbull estava registado, vacinado, possuía um ‘chip’ obrigatório de registo e não convivia regularmente com a criança.

RECUPERAÇÃO

O bebé de dez meses está a recuperar satisfatoriamente dos ferimentos. Ontem, já se levantou da cama e esteve a brincar na sala de actividades da enfermaria.

TAREIA

A avó e uma tia paternas agrediram a mãe do bebé, numa discussão à porta do Hospital de Santa Maria.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8