page view

Cão rasgou bochecha de criança a brincar

Pais transportaram a menina de carro para centro de saúde.

16 de janeiro de 2016 às 01:00

O cão de raça Grand Danois que mordeu uma criança de 5 anos na face, em Ferreiras, Albufeira, arrancou uma parte da bochecha da menina, que está internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, fora de perigo. O animal de grande porte, ao que o CM apurou, foi colocado em quarentena pela veterinária municipal, que vai avaliar o seu comportamento nos próximos 15 dias.

O caso aconteceu na quarta-feira, ao final do dia, quando a criança brincava em casa com o animal que pertence à família. Os pais ficaram em pânico e transportaram a filha no próprio carro para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Albufeira, onde recebeu os primeiros socorros. Foi depois transportada para o hospital de Faro e transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, através de uma ambulância da Cruz Vermelha de Ferreiras.

A família não comunicou o caso à GNR imediatamente. Só esta sexta-feira, dois dias depois, um familiar mostrou interesse em revelar o ocorrido às autoridades. No entanto, ao que o CM apurou, apesar de não ser um cão de uma raça considerada perigosa, a GNR teve que seguir "todos os procedimentos legais relativamente ao animal e ao proprietário".O cão, com cerca de 60 quilos, foi esta sexta-feira colocado em quarentena pela veterinária municipal, num canil de Beja, onde irá ficar durante duas semanas. "Seja qual for a raça, sempre que há uma situação deste género o animal é colocado em quarentena durante 15 dias. Só depois é que será feita uma avaliação e tomada uma decisão", explicou ao CM Cristina Simões, veterinária municipal. A mesma responsável alerta que "a maior parte dos ataques de cães acontecem devido a acidentes e não porque o cão é agressivo ou perigoso", revelando, por isso, que o abate do animal será sempre uma decisão de última instância e, na maioria dos casos, por opção direta dos donos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8