page view

Casal e filho desalojados após casa desabar parcialmente em Ourique

Habitação "tem paredes em taipa" e as chuvas intensas podem ter originado infiltrações de água na estrutura.

04 de fevereiro de 2026 às 10:19

Um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, ficaram esta quarta-feira desalojados depois de a casa onde viviam ter desabado parcialmente devido ao mau tempo, no concelho de Ourique, distrito de Beja, foi divulgado.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à agência Lusa que o alerta para o desabamento parcial desta habitação foi dado às autoridades às 07h57.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Ourique, Mário Batista, referiu à Lusa que a casa, situada no lugar de Foros da Favela, a cerca de oito quilómetros da vila, ficou sem condições de habitabilidade.

A habitação "tem paredes em taipa" e as chuvas intensas podem ter originado "infiltrações de água" na estrutura, que provocaram o desabamento parcial, apontou.

Igualmente contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, salientou que os três moradores, um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, vão ser realojados temporariamente numa casa do município.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Ourique e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

No distrito de Beja, várias estradas estão cortadas ao trânsito devido ao mau tempo.

Em Castro Verde, a câmara municipal informou que estão interditas as estradas Estação de Ourique/Aivados - Conceição (concelho de Ourique), Geraldos - Monte Cerro, Rolão - Viseus e Entradas - São Marcos da Ataboeira.

Já no concelho de Aljustrel, estão encerradas as estradas entre a sede de concelho e Montes Velhos e entre esta povoação e Corte Vicente Anes, assim como de Jungeiros para o concelho de Santiago do Cacém.

Também a Estrada Nacional 18 (EN18) no troço que liga Ervidel a Beja encontra-se fechada ao trânsito.

No concelho de Alvito, de acordo com a informação divulgada pela autarquia, está condicionado o trânsito na EN383, entre Vila Nova da Baronia e Torrão, devido a "inundações em zonas baixas próximas das ribeiras".

A Estrada Municipal 353 (EM353) na zona da Fonte da Telha está igualmente cortada ao trânsito, assim como a Ponte do Azinhal, em Vila Nova da Baronia, neste concelho, devido ao alagamento das vias.

Em Odemira, foi interdita a circulação a todos os veículos na EM501, no troço entre a Choça e a Ponte do Selão, na freguesia de São Teotónio, "devido ao deslizamento de parte da plataforma rodoviária".

Já no concelho de Beja, estão temporariamente intransitáveis a estrada entre Vila Azedo e Neves, a das Apolinárias, a do Padrão, a EM529 entre Vila Galé e Monte da Juliana e o troço EN391 entre Salvada e Quintos.

Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira em comunicado que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

Portugal enfrenta esta quarta-feira a chegada de uma nova tempestade, ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8