Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Chef Michel prescinde de recurso

O chef Michel da Costa vai ser extraditado para França depois de ter prescindido de recorrer desta decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, disse nesta terça-feira à agência Lusa fonte do tribunal.
27 de Novembro de 2012 às 16:49
As autoridades francesas acusam Michel e outro cidadão de nacionalidade francesa  - detido na mesma altura que o cozinheiro - de fazerem parte de uma organização criminosa
As autoridades francesas acusam Michel e outro cidadão de nacionalidade francesa - detido na mesma altura que o cozinheiro - de fazerem parte de uma organização criminosa FOTO: Mariline Alves

De acordo com a mesma fonte, a extradição do cozinheiro para França depende agora da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF), sendo que ainda não há data marcada para a extradição do cozinheiro.

A extradição para França foi decretada pela Relação de Lisboa a 16 de Novembro último e Michel da Costa tinha quinze dias para recorrer da sentença para o Supremo Tribunal de Justiça, o que não aconteceu.

Michel tinha ainda a possibilidade de cumprir pena em Portugal, uma condição que foi acordada com as autoridades francesas, mas na sexta-feira o Tribunal da Relação de Lisboa teve conhecimento de que o cozinheiro optou por cumprir pena em França, acrescentou a fonte da Relação.

O cozinheiro Michel da Costa é suspeito de fraude fiscal e branqueamento de capitais entre 2005 e 2007, tendo sido detido no final de Outubro por inspectores da PJ, no cumprimento de um mandado europeu emitido por França.

As autoridades francesas acusam Michel e outro cidadão de nacionalidade francesa  - detido na mesma altura que o cozinheiro - de fazerem parte de uma organização criminosa.

Nascido em Marrocos, quando este era um protectorado francês, Michel, de 67 anos, é naturalizado português e teve vários programas televisivos sobre culinária. Proprietário de um atelier de cozinha, foi ainda acusado de burla em Março de 2011 por alunos.

chef michel gastronomia extradição cozinha frança burla
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)