Três jovens emigrantes portugueses em França, naturais da região de Viseu e Porto, morreram ontem de manhã, num despiste da sua viatura, seguido de colisão frontal com outra, numa estrada perto de Mombuey, Zamora, Espanha.
O acidente provocou ainda a morte de uma mulher de 74 anos e duas crianças, uma menina com seis anos e um menino de dez anos, espanhóis. Também espanhóis e ocupantes da outra viatura são os dois feridos graves, pais das crianças, ambos de 41 anos. O acidente pode ter tido origem no adormecimento do condutor português.
O sinistro ocorreu cerca das 09h30 locais (08h30 em Portugal) ao quilómetro 50 da via rápida A52 ‘Rias Baixas’, entre as cidades de Benavente e Vigo, quando a viatura que transportava os portugueses, um Peugeot 309, de matrícula francesa – que seguia no sentido de Benavente – se despistou, atravessou o separador para a via de sentido contrário e colidiu frontalmente com o monovolume Renault, de matrícula de Valência, onde viajava uma família procedente de Torrejon de Ardoz (Madrid).
De acordo com a Guardia Civil, os mortos portugueses foram identificados pelas iniciais de M.P.G. de 25 anos (condutor), uma mulher, E.S., de 31, e B.M.F. de 25 anos.
Entretanto, o CM apurou que um dos falecidos é um jovem de 25 anos, que residia temporariamente com uma tia na localidade de São Martinho de Orgens, Viseu. Os pais, emigrantes em França, estão de férias na terra natal. Outra das vítimas reside no Porto. O grupo iria fazer férias em Espanha.
Embora os motivos sejam desconhecidos, as autoridades espanholas admitem que o condutor português tenha adormecido ao volante, agravado pelo facto de conduzir com o sol pela frente.
Do choque frontal, resultou a morte imediata de todos os três portugueses que viajavam no veículo de matrícula francesa, que ficou totalmente destruído. No veículo espanhol, morreram, também de imediato, a idosa e uma das crianças.
O condutor do carro, a mulher e uma das crianças ficaram gravemente feridas. Esta última viria a falecer ao princípio da tarde, já num hospital. Os outros feridos foram transportados para um hospital de Salamanca.
O acidente levou à mobilização dos bombeiros da região de Zamora e do centro de emergência médica do Serviço de Saúde da Província de Castela e Leão, Sacyl.
Entre os meios contou-se com um helicóptero medicalizado de Salamanca, duas ambulâncias medicalizadas de emergência médica, uma ambulância de suporte básico de vida, uma ambulância convencional e pessoal do Centro de Saúde de Puebla de Sanabria (Zamora).
O choque frontal obrigou ainda ao corte das vias da A52 no sentido de Vigo por mais de três horas, tendo o tráfego fluído pela estrada nacional 525, paralela à A52.
MENOS MORTES NAS FÉRIAS
Ao quarto dia da ‘Operação Férias Seguras’ da Brigada de Trânsito da GNR, tinham-se já registado nas estradas portuguesas 1177 acidentes, com nove mortos, menos quatro que no mesmo período do ano passado. Registaram-se também menos feridos graves (43 contra 56) e menos feridos ligeiros (386 contra 523). O distrito com mais mortos era o do Porto, que contabilizava quatro vítimas. Guarda e Portalegre (com sete vítimas cada) estavam à frente nos feridos graves.
A operação terminou às 24h00 – até ao início da noite ainda não tinha morrido ninguém no dia de ontem. Na vizinha Espanha, onde decorre uma operação semelhante, entre dia 11 e ao fim da tarde de ontem, o dispositivo da Guardia Civil (que não engloba as regiões autónomas do País Basco e Catalunha) registou um acumulado de 38 mortos nas estradas.
AUTOCARRO
A queda de um autocarro português numa vala de dez metros, à entrada de uma ponte, a 22 de Julho, na estrada regional entre La Guardia e Baiona, na Galiza, feriu 13 dos seus 51 ocupantes. Um deles faleceu dias mais tarde, no Hospital Geral de Vigo.
BEBÉ
O despiste, na estrada que liga Irun a Burgos, a 23 de Julho, de um carro onde seguiam emigrantes portugueses, que regressavam de França para passar férias em Portugal, causou a morte de um bebé de dois anos e três feridos graves.
GRÁVIDA
Uma portuguesa de 32 anos, e grávida de oito meses, ficou gravemente ferida num despiste na localidade de Alcoy, Alicante. No hospital, onde acabou por morrer, os médicos conseguiram salvar o bebé – que não sofreu danos no acidente – através de uma cesariana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.