page view

Colisão mata padre

O pároco de Mangualde, António Pinto Lobinho, de 63 anos, morreu ontem na sequência de uma colisão entre dois carros, ao km 95,3 do antigo IP5, em Viseu. O condutor do outro veículo sofreu ferimentos ligeiros.<BR>O desastre verificou-se às 16h15, entre os nós de Sátão e de Caçador, numa recta, com boa visibilidade.

03 de novembro de 2007 às 00:00

A disposição das viaturas após o embate não permite esclarecer, para já, qual delas se despistou e provocou a colisão, referiu a Brigada de Trânsito (BT) de Viseu.

Em princípio, o padre António Pinto Lobinho conduzia no sentido Viseu-Mangualde e a outra viatura seguia em sentido contrário.

Jorge Antunes, comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, referiu que o veículo do sacerdote – um Citroen C5 – saiu da via e ficou suspenso em arbustos.

“A colisão foi muito violenta. O veículo onde viajava o padre ficou completamente destruído”, referiu o responsável pelos bombeiros, que não sabe explicar como se verificou o acidente. “O choque foi frontal, mas a forma como ficaram os veículos não deu para esclarecer qual deles é que o provocou”, esclareceu.

A morte do padre António Pinto Lobinho, natural de Alva (Castro Daire), causou grande consternação junto dos seus paroquianos e na Diocese de Viseu, onde era conhecido pelo seu dinamismo e experiência. Era o capelão dos bombeiros de Mangualde. “Era uma pessoa espectacular que tinha sempre uma palavra amiga para os paroquianos. Um homem com um coração do tamanho do Mundo”, disse Maria Rodrigues, uma habitante de Mangualde.

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, soube da morte do vigário episcopal poucos minutos depois de ter chegado ao aeroporto de Roma.

“Fiquei muito chocado com a morte do senhor padre Lobinho, porque aconteceu de uma forma brutal e não se estava à espera”, declarou D. Ilídio Leandro, salientando que o pároco foi o seu “mestre” na diocese. “Foi ele que me indicou muitas coisas. Tratava-se de um amigo, um padre pastoralmente experiente. A diocese está de luto”, concluiu o bispo.

As vítimas foram socorridas pelos bombeiros Municipais e Voluntários de Viseu e por uma equipa do INEM. O condutor da outra viatura, de 40 anos, ficou ligeiramente ferido e foi transportado, por precaução, para ao Hospital S. Teotónio de Viseu. A BT de Viseu está a investigar as causas do acidente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8