page view

Comandante dos bombeiros do Fundão demite-se após alegada violação no quartel

Onze operacionais da corporação foram detidos mas saíram em liberdade mediante apresentações semanais na polícia.

28 de novembro de 2025 às 14:02

O comandante da Corporação de Bombeiros do Fundão, José Sousa, demitiu-se na sequência do caso dos operacionais que alegadamente violaram um colega de 19 anos no quartel.

O CM noticiou, esta sexta-feira, que um dos bombeiros envolvidos já tinha violado um colega no quartel há 16 anos, mas não há nenhuma queixa na polícia. Na altura, José Sousa era adjunto do comando e sabia de toda a situação.

Segundo apurou o CM, há mais queixas na Polícia Judiciária de praxes violentas, não só de crimes sexuais, que terão sido sempre relativizadas pelo agora ex-comandante.

Desde que o caso veio a público, José Sousa demonstrou um discurso confuso e com muitas contradições.

Na terça-feira, foram detidos onze bombeiros por suspeita de terem violado, em duas ocasiões distintas, um colega de 19 anos. Os abusos terão acontecido dentro do quartel do Fundão e de Soalheira

Segundo comunicado da PJ, a vítima foi sujeita a atos sexuais violentos, numa duvidosa praxe, pois seriam os seus dois primeiros serviços. Em causa estão dois crimes de violação e um de coação sexual. O CM sabe que a violação foi filmada. 

Todos os arguidos foram presentes a tribunal, na terça-feira, acabando por sair em liberdade mediante apresentações semanais na polícia. Ficaram ainda proibidos de entrar no quartel.

Oito dos onze suspeitos foram, na quarta-feira, suspensos por três meses, o prazo máximo permitido. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8