page view

Condutor de carrinha que matou emigrantes em França julgado em 2018

Acidente com emigrantes fez 12 em 2016. Proprietário também vai ser julgado.

24 de novembro de 2017 às 15:38

O condutor e o proprietário da carrinha envolvida no acidente de viação em que morreram 12 portugueses em 24 de março do ano passado devem ser julgados em 2018.

A informação foi confirmada esta sexta-feira à Lusa por Antoine Jauvat,  advogado do motorista português Ricardo Pinheiro, que explicou que terminou a fase de instrução e que o caso transita para julgamento no Tribunal Correcional de Moulins.

"A fase de instrução terminou. O julgamento vai ser em 2018, mas a data da audiência ainda não foi fixada", afirmou Antoine Jauvat, acrescentando que a passagem do processo para julgamento "não é uma surpresa" e que "não significa que o juiz de instrução o considera como culpado, mas que as acusações são suficientes para o submeter a julgamento".

O condutor, Ricardo Pinheiro, na ocasião com 19 anos e atualmente com 21, e o proprietário do veículo, tinham sido acusados de homicídio involuntário e ferimentos involuntários agravados.

O advogado precisou que o jovem "continua sob controlo judiciário" e "trabalha numa empresa de construção civil " em França.

As 12 vítimas mortais, com idades entre os 7 e os 63 anos, viviam na Suíça e deslocavam-se a Portugal numa carrinha de seis lugares que embateu frontalmente com um veículo pesado na Estrada Nacional 79, na localidade de Moulins, um troço da RCEA (Estrada Centro Europa e Atlântico), conhecida por ser uma estrada perigosa.

A 8 de janeiro deste ano, também na Estrada Nacional 79, na direção Mâcon-Moulins, o despiste de um autocarro com 32 passageiros portugueses provocou quatro mortos, três feridos graves e 25 ligeiros.

A RCEA é conhecida como "a estrada da morte" e foi classificada como "a estrada mais perigosa de França" pelo jornal Libération, em fevereiro deste ano, numa reportagem em que se revela o tráfego é de "10.000 veículos por dia, 40 por cento são veículos pesados".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8