Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Conheça o fenómeno meteorológico que atingiu Lisboa

Conheça a explicação para o fenómeno meteorológico desta sexta-feira.
17 de Janeiro de 2014 às 13:21
mau tempo, IPMA, granizo, saraiva, neve, gelo, queda, frio, chuva, Lisboa, meteorologista, meteorologia
mau tempo, IPMA, granizo, saraiva, neve, gelo, queda, frio, chuva, Lisboa, meteorologista, meteorologia FOTO: Pedro Simões

A situação meteorológica verificada na manhã desta sexta-feira, na região da Grande Lisboa, é descrita pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) como uma "queda de saraiva". O fenómeno caracteriza-se pela "queda de pedras de gelo com um diâmetro superior a meio centímetro".

"O fenómeno ocorrido esta manhã na região de Lisboa pode, de facto, ser considerado uma queda de saraiva. De uma forma geral, as pessoas referem-se a esta situação como queda de granizo, mas existem diferenças entre os dois casos", começou por explicar Nuno Moreira.

O meteorologista do IPMA esclareceu ao CM que "o termo granizo apenas se aplica à queda de gelo com diâmetro inferior a meio centímetro".

Nuno Moreira aproveitou para diferenciar também os fenómenos de queda de granizo - ou, no caso desta manhã, saraiva - e neve. "O granizo consiste em pedras de gelo amorfo e resulta de fortes movimentos ascendentes nas nuvens, que provocam a passagem brusca do estado liquido ao estado sólido". Por outro lado,  "a neve é resultado de movimentos ascendentes mais suaves, que permitem a passagem para estado sólido de uma forma mais lenta".

Outra diferença entre os dois fenómenos relaciona-se com as temperaturas que se verificam no momento em que ocorrem. "A queda de granizo pode acontecer com temperaturas elevadas - até 30 graus -, por ser um fenómeno mais brusco. Pode provocar uma descida rápida da temperatura, mas apenas durante alguns momentos", referiu Nuno Moreira.

"Já a neve, por ser menos compacta e por isso mais leve, necessita de temperaturas muito mais baixas - negativas ou pouco acima dos zero graus - para ocorrer e para se prolongar durante algum tempo", concluiu o meteorologista do IPMA.

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA LER A NOTÍCIA
'MAU TEMPO: LISBOA PINTADA DE BRANCO PELO GRANIZO'

 

mau tempo IPMA granizo saraiva neve gelo queda frio chuva Lisboa meteorologista meteorologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)