page view

Correio em risco nos concelhos de Loulé e de São Brás de Alportel

Carteiros estão em greve e reivindicam contratação de pessoal.

13 de setembro de 2019 às 08:39

Os funcionários dos CTT do Centro de Distribuição de Loulé iniciaram esta quinta-feira o primeiro de dois dias de greve que vai afetar a distribuição de cartas e encomendas não só no concelho louletano mas também no município de São Brás de Alportel. Reivindicam a contratação de mais trabalhadores.

"Aqui não está em causa qualquer tipo de valores ou ordenados. Está em causa a falta gritante de funcionários para distribuir correio, que tem limitado a entrega de cartas ou de encomendas tanto no concelho de Loulé como em São Brás de Alportel", admite ao CM Fernando Lima, do STNTC - Sindicato nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações.

O dirigente garante que, nos últimos meses, há "largas dezenas de milhares de cartas que não foram entregues".

"Para um total de 30 giros, há apenas 20 carteiros e claro que é fisicamente impossível entregar o correio todo que nos chega. Há trabalhadores que estão a ser ameaçados na rua de forma verbal por pessoas que não recebem o correio, quando a culpa não é deles", refere. Os grevistas dizem que os CTT têm contratado alguns trabalhadores para fazer face a esta situação, mas apenas fazem contratos de seis meses e são mandados embora.

"São territórios grandes e que têm muitas especificidades, como ter uma ligação mais próxima a quem entregamos o correio. Mas mal os trabalhadores novos aprendem como trabalhar nestes locais, acabam o contrato e vão embora. É preciso estabilidade", remata o sindicalista.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8