Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Detido conselheiro de Portugal em Andorra

David Borges, suspeito de molestar menor, defende que relação sexual foi consentida.
João Carlos Rodrigues 29 de Abril de 2018 às 09:19
David Borges, conselheiro de Portugal em Andorra
David Borges, conselheiro de Portugal em Andorra FOTO: Direitos Reservados
O conselheiro da comunidade portuguesa em Andorra foi detido por suspeitas de abuso sexual de um jovem de 14 anos. David Borges, 36 anos, que é também presidente da Casa de Portugal naquele principado, foi levado pelas autoridades na quarta-feira e na sexta-feira, após ser presente a um juiz, deu entrada na cadeia de La Comella - "admitido provisoriamente", de acordo com as autoridades locais.

Formalmente, David Borges foi indiciado por um crime de ofensas à liberdade sexual de um menor, mas não está em prisão preventiva. Ficou detido uma vez que a lei local permite tomar medidas de precaução nestes casos.

Segundo o jornal ‘El Periodic’, fontes próximas de David Borges garantem que o menor em causa tem 15 anos e que a relação foi consentida. Em Andorra, não é crime manter relações consentidas com menores acima dos 14 anos.

Por ainda não ter sido formalmente acusado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que está a acompanhar o caso, ainda não tomou qualquer decisão sobre este elemento que integra o Conselho das Comunidades Portuguesas, um órgão consultivo do Governo.

PORMENORES
Denúncia dos pais
O caso foi denunciado à polícia de Andorra pelos pais do menor, cuja identidade não foi divulgada. Os pormenores sobre a situação que levaram à queixa também não estão esclarecidos. As autoridades locais apenas informam que a vítima foi molestada sexualmente.

O rosto dos portugueses
David Borges foi eleito como conselheiro da comunidade portuguesa em Andorra em 2015 e tem lutado pelo direito ao voto dos emigrantes no principado e pelo fim da dupla tributação fiscal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)