page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Empresário de rede chinesa que ‘lavou’ 40 milhões de euros fica em prisão preventiva

Arguidos estão acusados de branqueamentos, fraude fiscal qualificada e associação criminosa.

26 de outubro de 2018 às 20:38

Um dos oito empresários chineses detido pela Polícia Judiciária, na segunda-feira, no âmbito da operação ‘Albare’ ficou em prisão preventiva. Aos restantes foram aplicadas como medidas de coacção apresentações periódicas ou Termo de Identidade e Residência. Os homens estão acusados de branqueamentos, fraude fiscal qualificada e associação criminosa. Terão branqueado 40 milhões de euros.

A quantidade de contas bancárias tituladas por indivíduos de nacionalidade estrangeira com movimentos considerados anormais levantou suspeitas às autoridades. A organização liderada por chineses foi desmantelada pela PJ do Porto, na segunda-feira. No âmbito da operação Albare, que contou com a colaboração da Autoridade Tributária, GNR e SEF, foram feitas 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias e detidos oito empresários chineses. "

As contas eram abertas, depositadas nelas quantias em numerário e transferidas quase de imediato para o estrangeiro", explicou, quarta-feira, Henrique Correia, coordenador da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e das Infrações Tributárias da PJ.

O esquema - que funcionou entre janeiro de 2016 e março de 2018 - tinha uma plataforma logística num armazém na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde. "Foram apreendidas 18 viaturas, cerca de 350 mil euros e mercadoria avaliada em três milhões de euros", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8