Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Empresário em fuga apanhado em Bissau

António Bastos tem pena de prisão de 13 anos por homicídio para cumprir.
Helena Silva 5 de Fevereiro de 2016 às 18:34
António Bastos, de 62 anos, foi condenado por ter matado a tiro um homem que lhe tentou assaltar a empresa
António Bastos, de 62 anos, foi condenado por ter matado a tiro um homem que lhe tentou assaltar a empresa FOTO: Rui Miguel Pedrosa
Foi uma operação conjunta da Polícia Judiciária nacional com a sua congénere da Guiné que conseguiu pôr fim a uma investigação que decorria há cerca de três anos. O empresário e ex-administrador da União de Leiria, António Bastos, desaparecido desde 2011, foi preso quarta-feira em Bissau, à porta de casa, e na posse de um passaporte falso. A fuga levou-o a viver em alguns países, como o Brasil e Cabo Verde, antes de ser agora localizado e apanhado na Guiné, onde terá também algumas empresas.

António Bastos, hoje com 62 anos, foi condenado, em 2010, a 13 anos de prisão pelo homicídio de um homem que tentava assaltar-lhe a empresa, em Porto de Mós. Baleou o suspeito do assalto quando este estava já algemado e a ser retirado do local pela GNR.

Foi condenado a 13 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização de 111 mil euros à família da vítima.

Em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, enquanto aguardava decisão sobre o recurso, António Bastos conseguiu fugir, em novembro de 2011, e estava, desde então, desaparecido.

A facilidade com que o fugitivo se deslocava de país em país dificultou a sua localização.

António Bastos vai ser agora presente às autoridades de Bissau, que se vão pronunciar sobre o pedido de extradição para Portugal - que será oficializado em breve pelas autoridades nacionais - para cumprir a pena de 13 anos de prisão, já transitada em julgado.
Desconhece-se, para já, quando chegará a Portugal.

Bissãu empresário União de LeiriaAntónio Bastos homicídio Guiné
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)