page view

Artigo exclusivo

Escola em Leça da Palmeira abre inquérito para investigar abusos sexuais de funcionário a duas meninas

Meninas, que terão sido alvo de abusos, foram já examinadas na Medicina Legal do Porto.

08 de abril de 2021 às 01:30

O Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira abriu um processo de averiguações no estabelecimento de ensino de Leça da Palmeira, Matosinhos, onde um funcionário de limpeza é suspeito de abusar sexualmente de pelo menos duas meninas de nove anos. O objetivo passa por perceber se existiu alguma falha da escola neste caso. O homem foi já suspenso de funções e identificado pelas autoridades.

“Internamente, foi dado início a outro processo de averiguações, no sentido de apurar se existiu alguma falha nos procedimentos internos da escola”, lê-se num email enviado pelo diretor do agrupamento aos pais dos alunos.

Na mesma comunicação, é ainda dito que também a Câmara de Matosinhos abriu um processo de averiguações, uma vez que o funcionário, de 44 anos, tinha sido colocado na escola através de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. “Apelo à vossa compreensão e serenidade enquanto decorrem as averiguações e as entidades competentes apuram os factos”, acrescenta ainda o diretor.

As duas meninas foram esta quarta-feira ouvidas e examinadas no Instituto de Medicina Legal do Porto. Estas perícias serão fundamentais para que se perceba a gravidade dos atos sexuais que terão sido cometidos pelo funcionário. Também as mães das crianças foram ouvidas. “As meninas relataram aquilo que já tinham contado. Agora aguardamos por um contacto da Polícia Judiciária e só queremos que seja feita justiça”, disse ao CM a mãe de uma das menores.

Existem duas queixas formais nas autoridades. Uma das meninas diz que o funcionário a beijou duas vezes na boca e tentou tocar-lhe na zona genital. A outra criança descreve que foi massajada no peito e que o funcionário lhe tocava no rabo e nos órgãos genitais quando lhe pegava ao colo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8